Skip to main contentSkip to footer

26/07/1953 – Cuba – O 26 de Julho e o fracasso dos revolucionários no ataque ao Quartel Moncada

O ataque ao Quartel Moncada, em 26 de julho de 1953, foi uma tentativa liderada por Fidel Castro de derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista em Cuba, marcando o início da Revolução Cubana, embora tenha sido uma derrota militar com muitos rebeldes mortos ou presos, resultando na famosa autodefesa “A História me absolverá”, na criação do Movimento 26 de Julho (M-26-7) e no exílio que levou à guerrilha vitoriosa em 1959.
Contexto e Objetivo:
  • Data e Local: 26 de julho de 1953, em Santiago de Cuba.
  • Líder: Jovem advogado Fidel Castro, com cerca de 120 revolucionários.
  • Meta: Tomar o armamento do quartel para iniciar uma revolta popular contra o governo autoritário de Batista, que apoiava interesses dos EUA.
O Ataque e o Fracasso:
  • O plano era tomar o Quartel Moncada e o Quartel Carlos M. de Céspedes (em Bayamo) simultaneamente, mas um erro logístico fez com que o ataque começasse prematuramente e de forma desorganizada.
  • A ação foi rapidamente esmagada pelas forças militares de Batista, resultando em pesadas perdas para os rebeldes (cerca de 70 mortos, muitos executados após a prisão) e poucos soldados mortos. 
Consequências e Legado:
  • Julgamento e “A História me absolverá”: Fidel Castro foi preso, mas em seu julgamento proferiu um discurso histórico, sua autodefesa, transformando a derrota militar em um triunfo político e manifesto revolucionário, concluindo com a frase “A História me absolverá”.
  • Movimento 26 de Julho (M-26-7): Após serem anistiados e exilados no México, Fidel e Raúl Castro, junto com outros, formaram o M-26-7, nome inspirado na data do ataque, organizando a guerrilha que desembarcaria em Cuba no iate Granma em 1956.
  • Início da Revolução: O evento é considerado o marco inicial da luta armada que culminaria na queda de Batista e na vitória da Revolução Cubana em 1959, instituindo o dia 26 de julho como feriado em Cuba (Dia da Rebeldia Nacional).

Para ver mais sobre o assalto ao Quartel Moncada, no portal Wikipédia CLIQUE AQUI