Skip to main contentSkip to footer

23/08/1895 – Tratado de Paz de Pelotas põe fim à Revolução Federalista

O Tratado de Paz que encerrou a Revolução Federalista foi assinado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 23 de agosto de 1895 e em razão disso é conhecido como ” O Tratado de Paz de Pelotas”
Esse ato marcou o fim oficial do conflito, após a derrota das tropas federalistas pelas forças republicanas governistas em junho do mesmo ano.
O documento, que efetivou a pacificação, foi o resultado de negociações entre as lideranças dos dois lados, com a intervenção do governo federal. A assinatura ocorreu em um contexto de grande celebração por parte dos militares e apoiadores do governo, pondo fim a uma das mais sangrentas guerras civis da história do Brasil República.
O registro e a publicação da ata foram de responsabilidade das autoridades oficiais da época, no âmbito dos procedimentos governamentais para formalização de acordos de paz e pacificação.
Informações detalhadas sobre quem especificamente realizou o ato notarial ou a publicação original na imprensa oficial podem ser encontradas em arquivos históricos e bibliotecas especializadas, como o Atlas Histórico do Brasil da FGV ou o Portal da Câmara dos Deputados que possuem documentos históricos.