Skip to main contentSkip to footer

11/02/1956 – Revolta de Jacareacanga, no Pará, com o objetivo de depor o presidente da república eleito Juscelino Kubitschek de Oliveira

A Revolta de Jacareacanga foi uma tentativa de golpe militar liderada por oficiais da Aeronáutica em fevereiro de 1956, no Pará, contra o governo do presidente eleito Juscelino Kubitschek (JK), buscando derrubá-lo logo após sua posse, mas foi rapidamente sufocada por tropas legalistas, resultando na prisão do líder Haroldo Veloso e no exílio de outros, com muitos retornando após uma anistia concedida por JK.
Principais pontos:
  • Quem: Oficiais insatisfeitos da Aeronáutica, liderados pelo major Haroldo Veloso e capitão José Chaves Lameirão.
  • Onde: Na base aérea de Jacareacanga, no sul do Pará.
  • Quando: Fevereiro de 1956, poucos dias após a posse de JK.
  • Por que: Insatisfação com a eleição de JK e o clima político da época, com militares defendendo suas posições políticas.
  • Como: Os revoltosos ocuparam a base, mas encontraram resistência das tropas leais ao governo, que incluíram a Infantaria da Aeronáutica para reprimir o movimento.
  • Resultado: O movimento foi debelado, com o líder preso e outros exilados (Bolívia, por exemplo), mas JK, buscando estabilidade, concedeu anistia, permitindo o retorno dos envolvidos.
  • Contexto: Essa revolta, junto com a posterior de Aragarças (1959), demonstra a forte interferência militar na política brasileira na época e o clima de instabilidade que antecedeu o golpe de 1964.
Em resumo, foi um levante militar frustrado que marcou o início do governo JK, revelando as tensões políticas e militares no Brasil daquele período.
Para ver informações mais detalhadas sobre a Revolta de Jacareacanga, no portal Infoescola CLIQUE AQUI