O U-199, um submarino alemão (U-boat) Tipo IXD2 da Kriesgsmarine, ficou famoso após ter sido afundado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na costa do Rio de Janeiro em 31 de julho de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, após atacar navios e ser atacado por aviões PBY Catalina e outros, sendo uma importante ação brasileira na guerra.
Características e Missão:
- Tipo: U-boat Tipo IXD2, de longo alcance.
- Comandante: Kapitänleutnant (Capitão-Tenente) Hans-Werner Kraus.
- Características: Deslocava 1.600 toneladas, tinha 87 metros de comprimento, e era equipado com canhões e torpedos.
- Missão: Operava no Atlântico Sul, patrulhando a costa brasileira em busca de navios aliados, tendo afundado o cargueiro inglês Henzada antes de ser localizado.
O Afundamento:
- Ataque da FAB: O U-199 foi atacado por aviões PBY Catalina da FAB, como o “Arará”, pilotado pelo Tenente Alberto Martins Torres.
- Como Aconteceu: Após ser danificado por bombas e metralhadoras, o submarino não conseguia submergir, e os aviões o atacaram com bombas de profundidade até selar seu destino.
- Sobreviventes: 12 tripulantes sobreviveram e foram resgatados pelo destróier USS Barnegat, sendo posteriormente internados em campos de prisioneiros.
Legado:
- A história do U-199 é um marco da atuação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial, demonstrando a capacidade de defesa do litoral brasileiro contra ameaças submarinas do Eixo.
Para ver mais sobre a defesa do Brasil no ataque ao submarino U-199 no canal “Naufrágios do Brasil” CLIQUE AQUI
